Notícias e Eventos

Projeto OTEO analisa os principais projectos de investimento europeus

[10-03-2013]
Projeto OTEO analisa os principais projectos de investimento europeus
O projeto OTEO esteve presente em alguns dos principais projetos de investimento europeus na área das energias renováveis marinhas, EMEC (European Marine Energy Centre), Narec (National Renewable Energy Centre) e DanWEC (Danish Wave Energy Centre).

Dia 4 de Março no EMEC, 5 de Março no Narec e 8 de Março no DanWEC. As visitas tiveram como principal objectivo a consolidação do conhecimento e das metodologias adaptadas internacionalmente nos projectos de investimento em energias Marinhas. 

O EMEC, que é conhecido pela sua expressão no sector das renováveis marinhas, estabeleceu-se em 2003 na ilha de Orkney, no norte da Escócia. O EMEC foi o primeiro centro do seu género a fornecer a tecnólogos e promotores instalações acreditadas propositadamente construídas para o teste de dispositivos de conversão das energias marinhas.

O Narec, centro de testes próximo de Newcastle, investiu mais de 150M£ na criação de um centro de testes de referência mundial com o objectivo de dotar a industria de capacidade de fornecer electricidade a partir das ondas, das correntes e do éolico offshore de uma forma mais eficiente e com menor custo. 

O Danish Wave Energy Centre, DanWEC, está localizado em Hanstholm, é um centro de testes para o desenvolvimento de tecnologias de aproveitamente da energia das ondas.

Pretende-se que o know-how e as relações adquiridas nestas visitas sejam sinónimo de oportunidade no sector Português. 

Imagens

OTEO no EMEC - ScotRenewables Device
OTEO no EMEC - Reunião EMEC
OTEO no Narec - Reunião Narec
OTEO no EMEC - Tidal Generation Device
OTEO no EMEC - Subestação Oyster
OTEO no EMEC - Operação Oyster